
O que é a Escala Bayley III?
- Rogério Melaré
- 23 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2024
O que é a Escala Bayley III?
A escala Bayley de desenvolvimento é um instrumento de avaliação utilizado para identificar crianças pequenas com atraso no desenvolvimento e para auxiliar o profissional no planejamento de intervenção.
É usada no mundo todo em pesquisas e clínica, sendo reconhecida como uma das ferramentas mais abrangentes para avaliar crianças com menos de um mês de idade.
Trata-se de uma avaliação detalhada do desenvolvimento infantil.
Originalmente publicadas em 1969, a Bayley Scales of Infant and Toddler Development – 3rd edition – são consideradas de ótimas propriedades psicométricas para a avaliação do desenvolvimento infantil.
Os estudos teóricos iniciados por Nancy Bayley e colaboradores em 1933 resultaram na publicação de uma primeira versão da Bayley Scales of Infant Development (BSDI), em 1969, após quase 40 anos de pesquisa e prática clínica com crianças pequenas.
Na versão dois, publicada em 1983, foi expandida a faixa etária de 2 a 30 meses para 1 a 42 meses, mas preservando as qualidades básicas das escalas, incluindo sua facilidade de utilização e formato de administração flexível.
A versão três foi publicada em 2006 e a versão quatro em setembro de 2019, sendo esta última apenas em inglês (sem tradução validada). Entre as escalas de desenvolvimento infantil reconhecidas pela comunidade científica, a Bayley possui todas as propriedades psicométricas, sendo considerada uma escala de padrão ouro, por fornecer resultados confiáveis, válidos e precisos do desenvolvimento infantil.

A Bayley III é destinada a avaliar crianças de 16 dias a 42 meses de idade e consiste em 5 subescalas, divididas em 5 domínios:
1. escala cognitiva;
2. escala de linguagem (incluindo os subtestes de linguagem receptiva e linguagem expressiva);
3. escala motora (incluindo os subtestes motor grosso e motor fino);
4. escala social-emocional;
5. escala de comportamento adaptativo.
Os três primeiros domínios (motor, cognitivo e de linguagem) são observados com a criança em situação de teste e os dois últimos (escala social-emocional e de comportamento adaptativo) têm formato de questionário aplicado a pais ou a cuidadores.

Dentre os domínios observados diretamente com a criança temos:
(a) Escala Cognitiva: determina como a criança pensa, reage e aprende sobre o mundo ao seu redor. É composta por 91 itens, aplicados segundo a divisão por faixa etária proposta pelo instrumento.
(b) Escala de Linguagem subdividida em duas subescalas: Linguagem Receptiva, que determina como a criança reorganiza sons e como entende, fala e direciona palavras, composta de 49 itens. E Linguagem Expressiva, que determina como a criança se comunica usando sons, gestos e palavras, composta por 48 itens. Ambas as subescalas são aplicadas segundo a divisão por faixa etária proposta pelo instrumento.
(c) Escala Motora subdividida em duas subescalas: Escala Motora Grossa, que determina como a criança movimenta seu corpo em relação à gravidade, composta por 72 itens. E Escala Motora Fina que determina como a criança usa suas mãos e dedos para fazer algo, composta por 66 itens.
Ambas as subescalas são aplicadas segundo a divisão por faixa etária proposta pelo instrumento.

Comments